Recursos do fundo de habitação chegam a R$ 1 bilhão

Brasília ? De acordo com o ministro das Cidades, Marcio Fortes, o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) conta atualmente com R$ 1 bilhão para aplicação em urbanização de assentamentos precários e na construção de casas.

"A liberação [dos recursos] será a curtíssimo prazo. Temos uma lista relativa à urbanização de assentamentos precários praticamente concluída, e estamos fechando hoje a lista dos municípios que serão beneficiados no que diz respeito à construção de habitações", explicou Fortes em entrevista às emissoras de rádio da Radiobrás, concedida no dia 27 de abril.

Segundo ele, o ministério começou a receber as cartas-consulta dos municípios em fevereiro. A demanda por recursos foi três vezes maior que o volume disponível. "Muitas vezes há o pleito, mas, para fazer jus ao recurso, tem que ter um projeto. Muitos prefeitos indicavam o problema, o montante necessário, mas não tinham um projeto apresentado. Então, muitos deixaram de ser considerados", ponderou.

De acordo com o ministro, critérios como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o número de famílias a serem beneficiadas também foram levados em conta para a escolha dos municípios. A lista com as prefeituras selecionadas pode ser consultada no site do Ministério das Cidades (www.cidades.gov.br).

Voltar ao topo