Reclamações ao Procon podem ser feitas pela internet

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor ? Procon/PR, além do atendimento em sua sede, disponibiliza no site www.pr.gov.br/proconpr informações e orientações sobre os direitos do consumidor. No ar desde 1997, o site do Procon é mais um instrumento para os consumidores obterem informações que possibilitem efetuar uma melhor decisão de compra ou contratação de serviços.

O site contém todas as informações sobre o Código de Defesa do Consumidor e orientações de como elaborar uma queixa. No campo “O que reclamar” estão as formas de atendimento e os passos a serem seguidos para efetuar reclamações junto à Coordenadoria. Na opção “Procon on line”, é possível esclarecer dúvidas sobre relações de consumo que não necessitem de análise de documentos.

Os usuários também têm acesso a dicas de compras, ao Cadastro de Defesa do Consumidor – que fornece um histórico das reclamações arquivadas no Procon – e também a pesquisas de preços. “A pesquisa de preços é um dos instrumentos de informação do consumidor, propiciando-lhe parâmetros de preços entre diversos fornecedores”, afirmou Algaci Túlio, coordenador do Procon.

Os consumidores podem ainda consultar o histórico do Procon-Pr, os projetos desenvolvidos, notícias, endereços úteis e o Programa de Estágio da Coordenadoria. No link “Publicações”, o site fornece material informativo voltado a adultos e crianças, como “Brinquedo não é Brincadeira”, “Beto Consuminho em: os Direitos da criança Esperta” e “Como comprar … Defendendo-se”.

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