Receita atenderá contribuinte com hora marcada pela internet

Para diminuir as filas que já foram motivo de reclamação pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Receita Federal do Brasil inaugurou um sistema de atendimento ao contribuinte com hora marcada pela internet. As unidades da Receita Federal nas 51 maiores cidades foram também obrigadas a ampliar o horário de atendimento. Elas agora têm que funcionar, no mínimo, das 8 horas às 17 horas. Nas demais cidades, o atendimento mínimo foi fixado entre quatro a seis horas.

A Receita tem 586 unidades em todo o País. Para marcar o dia e horário do atendimento, o contribuinte precisa acessar a página da Receita na internet e escolher o serviço disponível no portal de atendimento virtual e-CAC (http:www.receita.fazenda.gov.br/novidades/informa/agendamento.ht m).

O serviço começou a funcionar, no final de abril, em algumas unidades depois de fase experimental em março. A expectativa da Receita é de que até o final deste mês todas as unidades estejam preparadas para esse tipo de atendimento.

Segundo a chefe da Divisão de Atendimento Institucional da Receita Federal, Silvia Mikiko Tanji, as filas nas cidades com maior fluxo de atendimento, como São Paulo, já diminuíram depois das mudanças. "As filas estão diminuindo. Estamos planejando o atendimento", disse ela, acrescentando que é possível, inclusive direcionar o servidor mais especializado no assunto requerido pelo contribuinte que marcou o atendimento pela Internet. A Receita espera que, no futuro, todos os contribuintes sejam atendidos com hora marcada.

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