Receita: 10 milhões vão deixar Declaração de Isento para última hora

A uma semana do fim do prazo para a entrega da Declaração de Isento, a Receita Federal estima que 10 milhões de pessoas vão deixar para fazer isso na última hora. O prazo se encerra no dia 30 e, até hoje, 40,6 milhões de pessoas fizeram a declaração. O documento deve ser entregue por quem ganhou até R$ 12.696,00 em 2003. Quem deixar de declarar, poderá ter o CPF suspenso a partir do ano que vem e cancelado no ano seguinte.

Segundo o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, os retardatários poderão provocar congestionamentos na internet, no momento de enviar a declaração. Ele recomendou que essas pessoas procurem o meio mais rápido e menos congestionado para fazer isso. "O contribuinte tem que estar ciente de que as dificuldades para declarar aumentam à medida que o prazo final vai chegando", disse.

De acordo com a receita, o meio preferido para entregar as declarações têm sido as lotéricas, com 20,2 milhões de documentos. Em seguida, aparece a internet, com 16,8 milhões, e os correios, com 2,6 milhões. Os demais meios – telefone, Banco do Brasil e Banco Popular do Brasil – receberam um milhão de declarações.

Voltar ao topo