Queda da renda faz com que vendas do comércio fiquem estáveis

Rio ? As vendas no comércio tiveram alta de 3,74% no volume de vendas em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. O resultado é da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada hoje (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas, se comparado com o mês anterior, as vendas do comércio em outubro cresceram apenas 0,06%.

O resultado de outubro indica que praticamente não houve crescimento, na opinião de Reinaldo Pereira, técnico da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE. Este ano, o setor acumula alta de 4,82% e, nos últimos doze meses, elevação de 5,65%.

"A pequena variação do rendimento médio do trabalhador no mês de outubro e o limite de endividamento da população, motivando uma redução da tomada de crédito ao consumidor, são as principais razões para essa estabilidade", explicou Pereira.

O rendimento médio do trabalhador com carteira assinada sofreu queda de 1,4% no mês de outubro em relação a setembro, conforme registrou a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada no fim de novembro, pelo IBGE.

Voltar ao topo