Quatro pessoas morrem vítimas de meningite em Campinas

Campinas (AE) – Quatro pessoas morreram vítimas de meningite em Campinas (SP) desde segunda-feira, informou a Vigilância em Saúde (Visa) do município. Um quinto paciente, também suspeito de ter contraído a doença, está internado no Hospital Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Três das mortes, de duas meninas de 4 anos e de um rapaz de 23, foram causadas por meningite meningocócica e uma, de um bebê de 4 meses, por pneumocócica. O caso do paciente internado, de 33 anos, é de meningocócica.

A Visa descartou a hipótese de surto por não haver relação direta entre os casos. “As equipes da Vigilância, descentralizadas, adotaram todas as medidas para prevenir a ocorrência de novos casos, já que a doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra”, disse o médico sanitarista da Visa Vicente Pisani Neto.

As famílias e pessoas que tiveram contato com as vítimas receberam orientação para adotar procedimentos de bloqueio da doença. O médico comentou que os casos serão investigados para que se possa rastrear a doença, adotar medidas preventivas para evitar contaminações e avaliar se houve falha no sistema de saúde.

A meningite é uma doença infecciosa grave que atinge pessoas de qualquer idade, embora seja mais comum em crianças. Pode causar a morte ou deixar seqüelas. Campinas registrou este ano seis casos de meningite meningocócica e seis de pneumocócica. A taxa de letalidade da doença no município é de 15% e a média no Estado de São Paulo, nos últimos 10 anos, é de 18,8%.

Voltar ao topo