Quase tudo pronto para o Carnaval 2010

Se o movimento de turistas registrado nesta temporada continuar, tudo indica que o Carnaval 2010 no litoral paranaense vai ser um dos mais agitados dos últimos anos. As cidades com maior tradição na festa, Antonina, Guaratuba, Matinhos e Paranaguá, já estão praticamente prontas para receber os turistas em um feriado cheio de alegria e segurança.

Em Guaratuba, serão cinco dias de folia. A concentração será sempre na Avenida 29 de Abril, na Praia Central, começando no dia 12 de fevereiro com show de fogos de artifício e apresentação de escolas de samba de Antonina. Matinhos parece que adotou de vez a onda sertaneja. Em plena segunda feira de Carnaval, quem vai abalar as estruturas serão os cantores sertanejos. Já estão confirmados Henrique & Diego, Jeann & Julio, Roberta & Santiago, Fernando & Sorocaba, Luan Santana. Os ingressos já estão à venda na tenda da Multiloja na Praia Brava de Caiobá. Informações: Flex Promo (41) 3072-0100.

Em Paranaguá já é Carnaval. Acontecem diariamente, de hoje até o dia 12, apresentações de marchinhas de Carnaval com a banda Vitória. Os shows são semrpe a partir das 18h na Praça Fernando Amaro. No domingo, tem o 61° Banho de Mar a Fantasia, um tradicional Carnaval de rua que termina em banho de mar. A concentração será na Praça do Guincho a partir das 11h.

Em Antonina, acontece o mais tradicional carnaval do Estado. Este ano a folia se estende para a Ponta da Pita e para o Mercado Municipal, onde haverá o “Terreirão do Samba”. O espaço será aberto a quem quiser participar tocando qualquer modalidade musical, desde o samba, o choro, o pagode e até o sertanejo, bastando, para isso, se inscrever no local. A festa começa no dia 12 às 20h com a coroação do Rei e da Rainha do Carnaval 2010.

Na próxima sexta, você poderá conferir a programação completa do Carnaval em todas as cidades do litoral paranaense neste suplemento. Fique por dentro e boa folia.

Folia terá hora para acabar

Os prefeitos dos municípios litorâneos, que estiveram reunidos no último dia 13 para a posse do novo presidente da Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA), definiram um horário para encerramento da programação do Carnaval 2010 em todas as cidades e municípios. O objetivo é aumentar a segurança dos foliões.

Segundo Amilton Paulo da Silva, prefeito de Morretes e presidente da AMLIPA, “tendo em vista os diferentes horários de encerramento das festas de Carnaval e a proximidade dos municípios litorâneos, verificamos que muitos foliões que haviam ingerido quantidades de álcool se deslocavam para outros municípios a fim de prorrogar o final dos festejos. Preocupados com as possíveis conseqüências, os prefeitos, em comum acordo, decidiram que as atividades carnavalescas de 2010 se encerrarão em todo o litoral às 4h diariamente.

Além da programação festiva, a preocupação das prefeituras é com o bem estar dos foliões durante e após os festejos de momo.