Quarenta mil pessoas começam a aprender a ler e escrever no PR

Começou nesta segunda-feira, em 266 municípios do Estado, as aulas de alfabetização para as 40 mil pessoas cadastradas no Programa Paraná Alfabetizado. O programa é coordenado pelo departamento de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado da Educação, em parceria com o governo federal, e tem a finalidade de diminuir o índice de analfabetismo no Estado, que segundo o último censo do IBGE gira em torno de 650 mil pessoas.

“O programa não terá prazo determinado para encerrar”, garante o secretário da Educação, Maurício Requião. “Enquanto houverem analfabetos no Estado estaremos providenciando infra-estrutura para que possam aprender a ler e escrever. Temos muito trabalho pela frente, porém já demos o primeiro passo”, confere. Para suprir a demanda da Campanha “Paraná Alfabetizado”, que realizou o cadastramento dos analfabetos no Estado, a Secretaria da Educação criou turmas de alfabetização nas escolas estaduais e munícipios, igrejas, empresas, associações comunitárias e instituições em todo o Paraná. Cada turma tem cerca de 20 alunos matriculados.

Para ministrar aulas nas 2.300 novas turmas, a Secretaria da Educação selecionou professores interessados em alfabetização de jovens, adultos e idosos. Os professores estão atuando em cerca de 96 municípios com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) e com a taxa de analfabetismo acima de 18%, como agentes colaboradores, sem vínculo empregatício. O programa oferece uma bolsa-auxílio de R$ 120 e mais R$ 7 por aluno em sala de aula, sendo que o limite máximo é de 20 alunos em cada sala de aula.

De acordo com a professora Maria Aparecida Zanetti, chefe do departamento de Jovens e Adultos da Educação, o início das aulas de alfabetização é um marco na história da educação paranaense. “É o início de um processo de erradicação do analfabetismo no Paraná”, assegura.

O programa de alfabetização foi lançado oficialmente pelo Comitê Paranaense de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, no dia 10 de junho, que nos próximos dias se reunirá para definir os novos parâmetros para a Campanha. O objetivo do Comitê é de envolver todos os setores da comunidade na campanha de cadastramento do maior número possível de analfabetos no Estado.

Formado por uma parceria entre a Secretaria de Estado da Educação, SEED, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME), igrejas e demais entidades representativas da Sociedade Civil, o Comitê, tem as diretrizes fundamentadas no Projeto Brasil Alfabetizado do Ministério da Educação.

Voltar ao topo