Putin diz que Brasil é um dos líderes do mundo contemporâneo

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, defendeu as parcerias de cooperação econômica firmadas com o Brasil com uma série de elogios à condução do governo brasileiro. Segundo Putin, o plano que vem sendo desenvolvido pelo Brasil coloca o país "como um dos líderes do mundo contemporâneo".

Putin destacou as oportunidades de mercado que se abrem para os dois países, e disse que o volume comercial estabelecido inicialmente de US$ 2 bilhões anuais deverá ser "dobrado ou triplicado num futuro próximo". Segundo o presidente russo, o acordo assinado para evitar a dupla tributação deve contribuir para esse objetivo.

Putin destacou também declaração conjunta dos dois países em favor do fortalecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) para o enfrentamento do tráfico de drogas ilícitas, do terrorismo, e da criminalidade internacional. "Estou convencido de que a nossa cooperação com o Brasil vai contribuir para tarefas como erradicação da fome, da pobreza", disse Putin.

O presidente russo falou ainda das perspectivas do Brasil e da Rússia estabelecerem alianças tecnológicas para consolidar os recursos científicos dos dois países. Ele citou a intenção de explorar conjuntamente o mercado aéreo-espacial, o setor energético e de estabelecer uma linha de cooperação técnico-militar.

Voltar ao topo