PUC divulga relação de livros para o vestibular

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná divulgou ontem a relação de livros recomendados para o vestibular 2004, que deverá ter provas entre os dias 17 e 19 de dezembro. São seis títulos que contemplam diferentes gêneros literários: dois romances (Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Dias & Dias, de Ana Miranda), dois livros de poesia (Meus Poemas Preferidos, de Manuel Bandeira, e Oitenta Anos de Poesia, de Mário Quintana), um de contos (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector) e uma peça teatral (Auto do Frade), de João Cabral de Melo Neto.

“Em cada livro, os personagens são tratados de formas diferentes, assim como as estórias não são contadas de forma igual. Isso exige uma maior qualidade de leitura por parte dos estudantes”, comenta a professora e diretora do Departamento de Letras da PUC, Marta Morais da Costa.

Adotando gêneros diferentes de literatura, a universidade pretende, além de mesclar clássicos da literatura com textos menos conhecidos, mas de alta qualidade, estimular a leitura e manter as indicações de livros publicados nos séculos XX e XXI mais próximos da contemporaneidade dos candidatos.

Cinco dois seis livros indicados já foram utilizados em vestibulares anteriores da PUC. Apenas Dias & Dias é novidade. Ele substitui o romance Senhora, de José de Alencar. “A troca foi feita visando à atualização. Entretanto as duas obras têm enredos parecidos: são sobre o romantismo e falam do poeta Gonçalves Dias”, explica Marta. Um dos livros, Meus Poemas Preferidos, também faz parte da lista de obras indicadas para o vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

No concurso da PUC, a prova de literatura será aplicada junto com a prova de Língua Portuguesa. Serão dez questões sobre os livros recomendados e também sobre história da literatura e crítica literária. “Alguns cursinhos passam resumos dos livros aos alunos e dizem que não é preciso ler a obra por completo. Isso é enganar os estudantes, pois a leitura de resumos não eqüivale à leitura de toda a obra”, finaliza a professora.

UEPG convoca calouros de 2004

A Comissão Permanente de Seleção da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) divulgou ontem o resultado do primeiro vestibular de 2004, em primeira chamada. A relação dos aprovados de cada curso está acompanhada da lista de espera para as eventuais chamadas complementares. As matrículas serão feitas no dia, local e horário estabelecidos no Boletim Informativo número 2, entregue a cada candidato na saída da terceira etapa de provas. Os calouros devem comparecer munidos dos documentos indicados no Manual do Candidato. Quem não comparecer ou não levar a documentação completa, perde a vaga. A lista está no site www.parana-online.com.br.

Já a UFPR encerra as inscrições ao vestibular 2004 na segunda-feira, No mesmo dia, a instituição abre inscrições ao teste seletivo da Escola Técnica. Informações: www.nc.ufpr.br.

Voltar ao topo