Público infantil tem programação gratuita no Bondinho e nos teatros do Piá e da Maria

A tradicional programação infantil da Fundação Cultural de Curitiba, com espetáculos gratuitos de bonecos no Bondinho e nos teatros do Piá e da Maria, oferece boas opções neste final de semana. No sábado (11), às 11h, o Bondinho (Rua das Flores) apresenta ?O Trem Azul do Homem Palco?, com a Cia KaragozK. Para o domingo (12), estão agendadas duas encenações: no Teatro do Piá (Praça Garibaldi), às 11h, ?O Trem de Ninguém?, de Bernardo Grillo; e às 16h, no Teatro da Maria (Parque Barigüi), ?O Mundo Encantado da Magia?, de Valdemiro Bordenowski. 

Um dos nomes mais conhecidos do teatro infantil paranaense, Valdemiro Bordenowski tem mais de 50 anos de trabalho nos palcos, atuando como mágico, ilusionista, ventríloquo e bonequeiro. Em sua mais recente criação, a peça de bonecos ?O Mundo Encantado da Magia?, Bordenowski resgata de forma lúdica a época na qual a imaginação era fundamental para o divertimento da criança. O autor revive o período em que o sonho e a magia ocupavam o lugar da televisão, da internet e das diversões eletrônicas no imaginário infantil. O interesse da platéia é despertado pelo faz-de-conta e pelo jogo dramático que usa a curiosidade para explorar o novo. Os bonecos Juquinha e Bastião ganham vida nas mãos do artista e de sua filha, Rejane Bordenowski, envolvendo os espectadores num show de sons e movimentos.

O espetáculo ?O Trem de Ninguém? propõe, por meio de jogos de cena, a solução de problemas cotidianos. Com direção, texto, roteiro e manipulação de Bernardo Grillo, os bonecos são personagens de situações recheadas de surpresas, suspense e muitas brincadeiras. O poema ?Trem de Ferro?, de Manoel Bandeira, foi especialmente musicado para a peça, com o objetivo de reforçar a proposta lúdica da palavra. Num cenário composto por estação de trem e bilheteria, movem-se bonecos em variadas técnicas de animação, representando maquinista, foguista, cantor e bailarinos que convidam a rir, sonhar e resolver o problema de um trem que não quer sair do lugar.

A Cia KaragozK é a responsável pela encenação de ?O Trem Azul do Homem Palco?.  A peça, escrita, encenada e dirigida por Marcello Andrade dos Santos, foi criada em 1999 e desde então obtém sucesso em apresentações nas ruas, em escolas e festivais. O próprio ator carrega o palco, que possui bonecos e adereços utilizados em cena, além da cortina que permite, ao abrir e fechar, visualizar o ator com máscaras e, na parte superior, os bonecos. A montagem conta com a participação do curitibano Tarcisio Meira, que manipula os bonecos, toca violão, canta e interage com o homem palco, em cenografia assinada por Daisy Nery.

A técnica utilizada por Marcello dos Santos já era conhecida na China, antes de Cristo, e agora foi reinventada com músicas e desenhos originais. Com o objetivo de resgatar as cantigas de roda, o autor investe no caráter interativo do espetáculo para levar adultos e crianças a uma viagem mágica pelos caminhos da memória e da imaginação.
  
Serviço
Programação gratuita de teatro infantil da Fundação Cultural de Curitiba
Agenda:
Dia 11.03.06 (sábado), às 11h
Bondinho (Rua das Flores)
?O Trem Azul do Homem Palco?, com a Cia KaragozK
 
Dia 12.03.06 (domingo), às 11h
Teatro do Piá (Praça Garibaldi, nº 7)
?O Trem de Ninguém?, de Bernardo Grillo
 
Dia 12.03.06 (domingo), às 16h
Teatro da Maria (Rua Batista Ganz, 160 ? Parque Barigüi)
?O Mundo Encantado da Magia?, de Valdemiro Bordenowski

Voltar ao topo