Brasília ? A partir deste mês, o Ministério da Educação (MEC) começa a distribuir para as escolas de todo o país a publicação Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Entre as recomendações contidas no documento está a inclusão do estudo da história e cultura afro-brasileira e as disciplinas de sociologia e filosofia como integrantes da grade curricular do ensino médio.

continua após a publicidade

Anteriormente, essas matérias eram apenas abordadas no contexto de outras disciplinas. Na nova publicação, também foi dedicada uma atenção especial às orientações curriculares para o ensino do espanhol. A diretora de Políticas de Ensino Médio do MEC, Lúcia Lodi, explicou que a publicação não é uma cartilha, com regras a serem seguidas de forma obrigatória.

"A motivação para elaboração deste documento consistiu em oferecer ao professor um conjunto de reflexões nas diferentes disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio que possam alimentar a prática docente."

Segundo a diretora, a preocupação "era propor um documento em que o professor também pudesse se enxergar, ele também participou do processo de elaboração". "Procuramos criar uma situação em que fosse assegurada a participação, não só do dirigente do sistema de ensino, como também do professor que está regendo a classe", completou.

continua após a publicidade

De acordo com Lúcia Lodi, a publicação é resultado do debate ocorrido durante cinco seminários regionais e um seminário nacional, que teve a participação dos secretários estaduais de educações e professores universitários que têm como objeto de estudo a grade curricular do ensino médio. As orientações servirão para todo o sistema escolar, ou seja, para escolas públicas e particulares.