PT negocia com EUA repressão à pirataria de CDs, se eleito

O PT negocia com os Departamentos de Estado e de Comércio Exterior dos Estados Unidos a repressão à pirataria de CDs, caso vença a eleição presidencial. Seria a contrapartida para que, num eventual governo do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-PL-PC do B-PCB-PMN), fossem revistas as barreiras protecionistas e sobretaxas a produtos brasileiros.  Com a ação pirata, o Tesouro nacional perde R$ 200 milhões por ano, e o Brasil caiu da sexta posição de maior mercado de discos do mundo para 12.ª.

O candidato a senador Aloizio Mercadante (PT-SP), que esteve nos EUA para o início das conversações a respeito de mudanças nas regras do comércio entre as duas nações, disse que, ao mostrar aos representantes norte-americanos que 60% dos produtos brasileiros exportados para aquele país têm algum tipo de barreira protecionista, ouviu a queixa de que o Brasil é o hoje o terceiro maior produtor de CDs piratas do mundo. Fica atrás apenas da China e da Rússia.

Os negociadores norte-americanos disseram ainda que é preciso modificar essa situação para que o diálogo a respeito da quebra de barreiras seja reiniciado.

Voltar ao topo