PT modificará ações na área de ciência e tecnologia

O PT irá revisar e modificar algumas ações do atual Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), caso seu candidato, Luiz Inácio Lula da Silva, seja eleito. Umas das mudanças que mais devem trazer impacto ao sistema será a alteração na forma de análise de concessão de verbas dos fundos setoriais e nos editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Os fundos setoriais são recursos que vêm da iniciativa privada para um fundo público e são aplicados em pesquisa e desenvolvimento feito por pesquisadores, em parceria com o setor privado.  Segundo o coordenador do programa de governo de Lula para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C&T&I), Luiz Pinguelli Rosa, eles serão mantidos numa futura gestão Lula. 

O projeto proposto pelo PT reconhece a importância dos fundos, como forma de assegurar recursos contínuos para C&T&I, mas aponta que é preciso integrar esses fundos e essas pesquisas com os setores econômicos.

A equipe do PT apontou também a necessidade de se criar comissões mais transparentes e representativas para fazer as análises dos projetos apresentados pelos pesquisadores para obtenção de recursos dos fundos setoriais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.