PT e PFL negociam aliança para eleições no Rio

Rio de Janeiro, 15 (AE) – Dois dias após formalizar o apoio ao PT nas eleições de 2004 em Niterói, o prefeito do Rio de Janeiro e candidato do PFL à reeleição, Cesar Maia, disse hoje (15) considerar perfeitamente possível o apoio pefelista a um candidato petista ao governo estadual em 2006. Ainda em meio à surpresa que marca a aproximação entre o PFL e o PT no Estado – os pefelistas também apoiam o candidato à prefeitura de Nova Iguaçu, Lindberg Farias -, Maia declarou não ter pretensões para as eleições nacionais daqui a dois anos. Também não descartou a possibilidade de o PFL não lançar candidato a presidente, o que possibilitaria acordos eleitorais locais.

“Foi o PT que nos procurou”, disse o prefeito, citando Marcelo Sereno, auxiliar do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu, como emissário petista. “Eu era contra. O PT no Rio inexiste. Se tiver as prefeituras de Niterói e Nova Iguaçu, passará a existir.”

Teria prevalecido a vontade do deputado federal Rodrigo Maia (PFL-RJ), favorável ao acordo que, segundo o prefeito, inclui um possível apoio do candidato petista à prefeitura, Jorge Bittar, ao PFL, no segundo turno deste ano, mesmo que a disputa seja com a candidata Jandira Feghali, do PC do B.

Aliada

O prefeito rebateu as críticas de Jandira ao acordo PT-PFL. Lembrou que a comunista já foi aliada dos pefelistas: “Em 1986 ela se associou ao PFL e ao PMDB para apoiar o Moreira Franco, um candidato de direita, contra um candidato que era mais do que esquerda, o Fernando Gabeira, do PT.” Nos próximos dias, segundo Maia, José Serra (PSDB-SP), estará no Rio de Janeiro para um evento da campanha pefelista.

Voltar ao topo