PT decide apoiar projeto da Câmara sobre biossegurança

A bancada do PT na Câmara decidiu apoiar o projeto original de biossegurança, aprovado anteriormente na Câmara, no que se refere a parte dos transgênicos. Em reunião que terminou hoje foram discutidas a proposta original e a que foi alterada no Senado e por 15 votos a 1 os deputados petistas aprovaram a manutenção do texto votado pela Câmara, e que dá menos flexibilidade às regras de produção e de comercialização de transgênicos em relação ao projeto aprovado pelo Senado.

Com relação à pesquisa com células-tronco de embriões humanos, a bancada já tinha decidido anteriormente que cada deputado pode votar como quiser. Para a maioria da bancada petista, a proposta de biossegurança do Senado dá poderes à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), enfraquecendo o conselho de ministros. “Esta proposta do Senado praticamente libera os transgênicos”, afirmou o deputado João Alfredo (PT-CE).

O deputado Chico Alencar (PT-RJ) considerou que a proposta do Senado libera os transgênicos sem controle. “O princípio da cautela foi arrebentado no projeto do Senado”, considerou. O projeto de biossegurança aprovado pelo Senado foi aprovado ontem em comissão especial da Câmara e segue agora para votação em plenário.

Voltar ao topo