PT aposta na escolha de Edésio para Itaipu

O PT do Paraná espera conhecer a indicação do diretor geral da Usina de Itaipu antes da posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, na próxima quarta-feira.

Excluídos do primeiro escalão do governo, os petistas paranaenses apostam todas as fichas na nomeação do ex-deputado federal e ex-candidato ao Senado Edésio Passos. O nome do ex-deputado é rara unanimidade no PT do Paraná. Entre todas as indicações para cargos federais no Estado, Edésio foi o único que conseguiu o aval de todas as correntes internas do partido.

“Só faltou Jesus Cristo me indicar”, brincou o ex-deputado, que é advogado trabalhista em Curitiba. Edésio disse que, segundo informações da equipe de transição de Lula, o nome será anunciado na segunda-feira (dia 30). Além do diretor-geral, também é de exclusiva competência do presidente eleito a escolha dos diretores jurídico, financeiro, administrativo e de operações.

O deputado federal Rubens Bueno (PPS), ex-candidato ao governo do Estado, também vinha tendo seu nome cogitado para a diretoria geral. Mas sua indicação perdeu força porque há um consenso de que Lula vai tentar compensar a ausência do seu partido no Paraná no primeiro escalão com a escolha de um petista para Itaipu. Bueno poderá ser chamado para uma das outras quatro diretorias da empresa.

Senha

Para o preenchimento dos demais cargos federais no Estado, as indicações também cabem aos deputados federais, deputados estaduais, prefeitos e executiva estadual do PT. Cada um dos deputados, prefeitos e dirigentes do partido recebeu uma senha que permite o acesso ao portal específico da equipe de transição de Lula para inserir os nomes indicados. Os principais cargos são as Superintendências Regionais do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Incra, INSS, Delegacia Regional dos Ministérios da Agricultura e do Trabalho e ainda o Ibama.

A maioria dos donos das indicações adotou como critério a escolha de nomes com militância no partido e preferencialmente que sejam funcionários públicos de carreira dos órgãos para os quais estão sendo apresentados como candidatos às vagas. Lula não tem pressa no preenchimento destas vagas. Avisou aos petistas do Paraná que eles têm até maio para mandar os nomes.

Voltar ao topo