PT acionará PSDB por divulgar pesquisa sobre governo de SP

O Partido dos Trabalhadores (PT) informou hoje que entrará com uma representação no Ministério Público Eleitoral contra o PSDB, sob o argumento de que o partido rival infringiu a lei ao fornecer à imprensa dados de uma pesquisa não registrada na Justiça Eleitoral. A representação se refere a um levantamento telefônico publicado hoje pelo jornal "O Estado de S. Paulo" em que o prefeito de São Paulo, José Serra, aparece como favorito em uma eventual disputa pelo governo de São Paulo. O tucano, segundo a pesquisa, derrotaria a ex-prefeita Marta Suplicy (PT) por 72% a 17%.

O presidente do Diretório Estadual do PT em São Paulo, Paulo Fiorilo, reconheceu que a imprensa teve acesso ao levantamento de forma informal, mas insistiu que o PSDB é responsável por dados que tenham sido encomendados por seus integrantes. "Estamos pedindo que o Ministério Público tome as providências cabíveis", disse o dirigente, ressaltando que o próprio MP é quem deve avaliar a responsabilidade do PSDB na veiculação dessas informações.

Fiorilo defendeu, no entanto, que o fato de a pesquisa ter sido publicada já representa uma infração às normas eleitorais. "Há um desrespeito claro à legislação", disse o dirigente. "Não podemos deixar que haja esse tipo de manipulação", acrescentou. Ele informou ainda que a legenda não tem a intenção de tomar medidas judiciais contra veículos de comunicação que publicaram ou venham a publicar a notícia.

O dirigente acrescentou que o PT continuará acionando o PSDB toda vez que o partido rival fizer uso de ações que possam ser interpretadas como uma infração às normas eleitorais. "Estamos recorrendo à Justiça em todos os casos que entendemos como desrespeito às normas", disse Fiorilo, reconhecendo, no entanto, que o próprio PT também tem sido alvo de ações semelhantes, conduzidas inclusive pelo PSDB. "Mas temos que fiscalizar", argumentou.

A assessoria de comunicação do diretório estadual do PSDB afirmou não ter uma posição sobre o assunto.

Voltar ao topo