Protesto interrompe tráfego na BR-476

O tráfego na Rodovia do Xisto (BR-476), entre Araucária e Contenda, ficou parado na manhã de hoje em função de um protesto de moradores do conjunto Itaperuba. Um grupo de cerca de sessenta pessoas ? entre elas, muitas crianças ? bloquearam a estrada para exigir a construção de creche e escola dentro do conjunto habitacional. Os manifestantes só liberaram a via por volta de 11h, quando uma fila de mais de 5 km de congestionamento se formou nos dois sentidos.

Os moradores do conjunto são, na maioria, famílias que foram retiradas pela Prefeitura de Curitiba da vila Audi, em setembro do ano passado. Eles cobram que receberam a promessa de ir para uma área com infra-estrutura, mas não foi o que aconteceu.

Outra reivindicação dos moradores é a implantação de uma cooperativa de serviços gerais dentro da vila, pois a maioria das pessoas trabalham na colheita da batata, o que garante uma renda apenas por quatro meses no ano.

O coordenador estadual do Movimento Nacional de Luta Pela Moradia, Anselmo Schwertner disse que os moradores pretendem agendar para amanhã uma reunião com a Cohab (Companhia de Habitação) de Curitiba para discutir as reivindicações. Ele afirma que, se não forem atendidos, voltarão a fechar a rodovia. (Leia mais na edição de amanhã do jornal O Estado do Paraná)

Voltar ao topo