ProJovem incentiva jovem a concluir o ensino fundamental

O programa ProJovem pretende dar oportunidade a quem tem de 18 a 24 anos e não concluiu o ensino fundamental. Estes jovens terão a oportunidade de terminar o curso inacabado e ainda receber orientações em cursos profissionalizantes.

As aulas serão oferecidas durante um ano e os estudantes poderão contar com bolsa-auxílio mensal de R$ 100. Com isso, o programa espera estimular o jovem a permanecer na escola até a conclusão do curso. As atividades serão à noite, facilitando para quem trabalha de dia.

?As aulas serão realizadas nas escolas estaduais mais próximas da residência do estudante, evitando o uso do vale-transporte?, diz a coordenadora geral do ProJovem, Luciane Vanessa Fagundes.

O programa, num primeiro momento, espera chegar a todas as capitais do Brasil. A carga horária do curso é de 1600 horas, divididas em orientações gerais (sobre comportamento e como trabalhar em grupo, por exemplo), trabalhos de pesquisa e ação voltada à comunidade.

No Paraná, o ProJovem está sendo colocado em prática pela prefeitura de Curitiba e pela Agência do Trabalhador da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, que é responsável pela convocação dos cadastrados que possuam o perfil exigido.
Serviço
O prazo de inscrição vai até o dia 15 de outubro e o principal requisito é não ter registro na Carteira de Trabalho. A intenção é que o matriculado ganhe o mercado de trabalho assim que comece a estudar. O candidato, no ato da inscrição, deve ligar para 0800 642 7777, dar o nome completo, endereço (com CEP), telefone fixo ou orelhão (não é aceito celular), nome da mãe e data de nascimento. Se preencher todos os requisitos receberá uma confirmação pelo correio. Mais informações no site: www.planalto.gov.br/secgeral, ou pelo telefone: (41) 3350-3099.

Voltar ao topo