Projeto “Sesquicentenário do Paraná” concorre a prêmio do IPHAN

O projeto “Sesquicentenário do Paraná no contexto escolar”, idealizado pelo Departamento de Ensino Fundamental da Secretaria da Educação e executado em todas as regiões de nosso Estado, representará o Paraná no Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura.

Este Projeto, inscrito na categoria Educação Patrimonial, consiste na pesquisa, elaboração e produção de material de apoio pedagógico para trabalhar conteúdos da história do Paraná. São 30 Banners instalados em tripés, com imagens e mapas históricos do Paraná que foram confeccionados e enviados aos 32 Núcleos Regionais de Educação, para ilustrar as exposições itinerantes para visitação de alunos e comunidade em geral de todos os municípios paranaenses.

Além disso, foram realizados encontros descentralizados em todas as regiões, nos quais os professores participaram de palestras com profissionais da Secretaria ou de universidades. Foi produzido para todas as escolas estaduais de ensino fundamental, um Kit com 30 lâminas de retroprojeção e um caderno-síntese para subsidiar o trabalho dos professores de História e Geografia em suas atividades em sala de aula.

Todas as ações desenvolvidas culminarão com a publicação das experiências pedagógicas no Portal Educacional Dia-a-dia Educação. “As dimensões do projeto “Sesquicentenário do Paraná no contexto escolar” refletem o compromisso da Secretaria da Educação, por intermédio do Departamento de Ensino Fundamental, em favorecer a implementação dos estudos do Paraná na rede pública estadual”, afirma a Chefe do Ensino Fundamental, Profª Fátima Yokohama.

Voltar ao topo