Projeto propõe a preservação do patrimônio histórico da RMC

 

Desde o início do ano, a Prefeitura de Curitiba está trabalhando em uma nova proposta para preservar o patrimônio histórico da Região Metropolitana. O trabalho busca identificar construções como igrejas, portais, teatros, museus, residências e outras, de valor histórico, capazes de promover o turismo e incentivar a criação de um novo roteiro cultural na região. O projeto está sendo coordenado pela equipe técnica da Secretaria Municipal de Assuntos Metropolitanos de Curitiba.

"Temos que pensar de forma integrada com gestores dos municípios vizinhos a Curitiba na possibilidade de preservar os monumentos que fazem o registro da nossa história e identificam os aspectos culturais de nossa região", afirma o secretário municipal de Assuntos Metropolitanos, Domingos Caporrino Neto.

A preservação de patrimônios históricos será também um convite à vinda de turistas para nossa região e possibilitará a criação de oportunidades de empregos, com geração de renda e desenvolvimento da economia local.

A proposta prevê também a formação de uma parceria com a Universidade Livre do Meio Ambiente – Unilivre – para que seja feito o levantamento do patrimônio da região. As informações servirão como base para estudos de diagnóstico de preservação, com promoção de ações práticas para uma maior integração entre os municípios.

O levantamento permitirá recuperar fatos históricos que marcaram a ocupação do território na região e possibilitará também padronizar e uniformizar dados que servirão de instrumentos para planejar novos investimentos.

Voltar ao topo