Projeto Povo terá coordenadores regionais

O Comando do Policiamento da Capital (CPC) anunciou, durante a Reunião da Operação Mãos Limpas, que colocará tenentes em cada bairro onde há Projeto Povo para coordenar o policiamento e estreitar o relacionamento com a comunidade.

Segundo o coronel Sílvio Santos Sarmento, comandante do CPC, já estão sendo providenciados gestores para os 36 bairros de Curitiba e em sete municípios da região metropolitana onde o projeto foi implantado. ?Eles têm maior mobilidade e podem interagir com a população nas reuniões dos Conselhos Comunitários e avaliar o trabalho dos policiais?, explicou.

Sarmento explicou que os policiais, geralmente, estão em trânsito, atendendo as ocorrências e com uma pessoa coordenando o trabalho, a relação com a comunidade fica mais próxima. Segundo ele, o tenente estará a maior parte do tempo à disposição dos moradores.

?O gestor trabalha com outra viatura da Polícia Militar, diferente da utilizada pelo Projeto Povo, e ajuda nas visitas às casas para entregar os panfletos com o telefone da polícia do bairro?, explicou o comandante.

Sarmento contou que a população ficou mais próxima da polícia após a implantação do Projeto Povo nos bairros. ?Quando o policial vai até a casa dos moradores, a primeira impressão é de espanto, pensam que aconteceu alguma coisa. Mas, depois do primeiro contato, eles passam a ser parceiros da polícia, trazendo informações importantes para melhorar o policiamento?, contou.

Até outubro deste ano, todos os 78 bairros de Curitiba terão o Projeto Povo. ?Estamos formando os Conselhos Comunitários dos bairros para que a população receba, em breve, o policiamento comunitário em cada bairro?, contou Sarmento.

O projeto determina que os bairros tenham equipes de policiais fixas, desta forma, a comunidade passa a conhecer quem está responsável pela sua segurança e os policiais conseguem identificar com mais facilidade quem não é daquela região. ?Esse sistema de conhecimento e reconhecimento mútuo gera confiança e melhora a segurança?, finalizou Sarmento.

Voltar ao topo