Projeto incentiva informatização na pequena empresa

A HD Tecnologia é especializada em automação e gestão empresarial. Desde a sua fundação, há 12 anos, a empresa goiana atende a demanda de diversos segmentos, mas com foco especial para o mercado das micro e pequenas empresas. Para Hdir Gondim, sócio-proprietário da HD, oferecer produtos e serviços que atendam às necessidades das empresas de pequeno porte e manter uma proximidade com o cliente é fundamental para quebrar a resistência à informatização das empresas.

E para atender a esse mercado promissor, que representa mais de 90% das empresas instaladas no Brasil, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a HD desenvolveu o Lírio Pocket, um software com as principais rotinas empresariais que permite ao empresário um controle prático e objetivo do próprio negócio. O sistema permite gerir o estoque, controle financeiro e pessoal (clientes, empregados e fornecedores), impressão de nota fiscal, além de outras soluções para a empresa.

Para Regner da Silva Santos, da Interagi Tecnologia, e presidente da Comunidade Tecnológica de Goiás (Comtec), a procura das pequenas empresas por soluções de informática ainda é pouca. ?Com exceção dos produtos obrigatórios, como o emissor de cupom fiscal, a busca por outros sistemas ainda é mínima, mas a tendência é que esse quadro mude. Os empresários de micro e pequenas empresas têm percebido que é importante investir em tecnologia?, ressalta Regner.

De acordo com Hdir Gondim, as empresas que não estiverem informatizadas com produtos de qualidade, dificilmente se manterão competitivas no mercado. ?Com a informatização, é possível agilizar a administração e melhorar a gestão da empresa. Tecnologia significa investimento?, ressalta. Mas, para o sócio-proprietário da HD, investir em tecnologia não significa apenas comprar equipamentos e softwares. ?A informática, por si só, traz poucos resultados. É necessário saber como administrar uma micro e pequena empresa?, garante.

Gestão informatizada

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Goiânia (CDL) implantou um projeto, chamado CDL Gestão ? Sua empresa em suas mãos, que visa a democratização da gestão empresarial. É um projeto nacional de inclusão digital que facilita a inserção da informatização nas micro e pequenas empresas associadas. Além das facilidades para adquirir equipamentos (hardware e software), os empresários aprendem como administrar, com um curso de gestão e contam com suporte de um consultor que vai mapear as necessidades de cada empresa e ainda preparar o empresário e empregados para trabalhar com o software.

A gerente de operações comerciais da CDL, Marilda de Lima Jorge, explica que o projeto oferece três soluções de acordo com o investimento do empresário, que variam de R$ 4,5 mil a R$ 6,3 mil. Com parceria da Goiás Fomento nesse projeto, é possível financiar os valores com taxas de juros diferenciadas para os associados. ?O CDL Gestão foi implantado recentemente e a expectativa para o primeiro semestre de 2006 é de que cerca de mil empresários de pequeno porte devam informatizar a empresa?, afirma.

Voltar ao topo