Rio de Janeiro – O ministro do Esporte, Orlando Silva Júnior, e o secretário de Esportes do Distrito Federal, Luis Augusto Castro, visitaram nesta quinta-feira (1.º) a Vila Olímpica de Gamboa, uma das nove vilas olímpicas do Rio de Janeiro (RJ), responsável pelo atendimento de 20 mil pessoas, inclusive de moradores do Morro da Providência.

continua após a publicidade

Eles conheceram as instalações e o funcionamento do complexo esportivo. O projeto será utilizado como referencial na construção de cinco vilas olímpicas no Distrito Federal. As obras devem começar em março deste ano e terão o financiamento dos governos distrital e federal.

Estão previstos complexos esportivos em regiões administrativas do DF com população de baixa renda: Ceilândia, Brazlândia, Santa Maria, São Sebastião e Itapuã. O ministro do Esporte planeja ainda levar a iniciativa para outras grandes cidades do Brasil.

?Na conversa que nós tivemos, na segunda-feira (29), com o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, ele demonstrou interesse em construir uma parceria com o governo federal para que nós possamos implantar, sobretudo nas regiões mais periféricas de Brasília, um modelo semelhante a esse aqui do Rio de Janeiro?, contou Orlando Silva Júnior.

continua após a publicidade

As vilas olímpicas cariocas são administradas pela prefeitura do Rio, com apoio do Ministério do Esporte. Elas oferecem a crianças, adultos e idosos, atividades esportivas como futebol, atletismo, natação, lutas e dança, além de bibliotecas e aulas de informática.

A moradora da região da Gamboa, Catia Regina Bessa, de 33 anos, pratica atividades esportivas na vila olímpica junto com três de seus quatro filhos: ?É bom, porque isso ocupa o tempo deles. Quando não estão na escola, eles estão aqui. Além de que é um exercício e um aprendizado para eles?.

continua após a publicidade