Projeto de extensão da UFPR divulga técnicas de conservação do solo

No próximo dia 24 de junho, sábado, entre 8h30min e 15 horas, será realizado em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, um "Encontro de Capacitação de Agricultores", para divulgação de resultados das pesquisas feitas pelo Projeto de Extensão Universitária da UFPR ? Solo Planta.  A entrada será franca e as inscrições realizadas no próprio local.

Coordenado pelo professor Luciano de Almeida e executado por professores e alunos do Setor de Ciências Agrárias, o projeto da Universidade Federal do Paraná realiza ações de apoio à agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável, assessorando pequenos agricultores da Região Metropolitana de Curitiba, principalmente de Colombo e Rio Branco do Sul.

O objetivo é difundir tecnologias e capacitar os agricultores, incentivando a mudança da agricultura convencional para uma agricultura de base ecológica, principalmente o plantio orgânico.

Colombo 

No município de Colombo, o projeto vem trabalhando com agricultores, com o apoio de entidades locais, como a Secretaria Municipal da Agricultura, escritório local da EMATER ? Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural e a APAC ? Associação dos Produtores Agrícolas de Colombo. Além da capacitação dos produtores rurais, o projeto também permite um campo de estágio e vivência para os estudantes de Agronomia da Universidade Federal do Paraná, melhorando sua formação profissional.

Dia de Campo

O local do encontro será o salão paroquial da Igreja do Campestre, sendo que estão programados vários eventos: dia de campo e exposição sobre manejo e conservação do solo; oficina e palestra sobre educação ambiental; curso de nutrição e culinária. No dia de campo os agricultores serão apresentados a unidades demonstrativas implantadas em dois agricultores da comunidade, procurando demonstrar técnicas de conservação do solo tais como o plantio em nível e o uso de coberturas de inverno.

A intenção das ações é chamar a atenção para os problemas de conservação do solo existentes nas propriedades rurais que trabalham com olericultura, bem como apresentar e discutir algumas sugestões para a reversão do quadro de degradação já existente, decorrente principalmente de processos de erosão e compactação do solo, levando à perda de produtividade das lavouras ou à necessidade de aumentar o gasto com insumos como adubos químicos e orgânicos.

"O que deve ser destacado é que a degradação do solo não ocorre somente em Colombo, mas é um aspecto usual em muitas propriedades agrícolas na Região Metropolitana de Curitiba, merecendo a atenção dos agricultores e dos Técnicos Agrícolas e Engenheiros Agrônomos", comenta o professor Luciano de Almeida.

Mais informações sobre o projeto e o encontro em Colombo podem ser obtidas com os professores Luciano e Marcelo, nos telefones 3350-5707, 3350-5603, 9908-8287 e 9151-6176
 
O Projeto Solo Planta também tem um site. O endereço é www.soloplan.agrarias.ufpr.br.

Voltar ao topo