O Programa Sesi/Senai de Redução de Acidentes do Trabalho (PRAT) poderá ser a base de um projeto-piloto para todo o Paraná. A proposta foi apresentada na última quarta-feira (9), em Curitiba, por representantes do Ministério do Trabalho e Coesão Social da França e da Universidade Tecnológica de Compiègne – parceiros do Sistema Fiep no desenvolvimento do PRAT – ao secretário do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Paraná, Nelson Garcia, e ao delegado regional do Trabalho, Geraldo Serathiuk.
"O Programa Sesi/Senai poderá servir de modelo para um grande projeto estadual. Trata-se de um programa original porque abrange desde a questão acadêmica até a industrial, onde as pessoas são mais pragmáticas. Este programa já está maduro e agora chegou a etapa de disseminá-lo", sugeriu o professor de Ergonomia e Design da Universidade Tecnológica de Compiègne, Pierre-Henry D’Jean.
D’Jean propôs como primeiro passo a formação um grupo de trabalho para planejar e formatar o projeto-piloto para o Paraná. A proposta prevê uma parceria entre empresários, trabalhadores, instituições de educação e pesquisa, sindicatos, organizações não-governamentais e poder público, visando a disseminação de ações de redução de acidentes do trabalho por todo o Estado. "A França tem uma forte experiência em programas de redução de acidentes do trabalho. A proposta é articular estes parceiros para viabilizar um projeto piloto de grande dimensão no Paraná", explicou o diretor regional do Senai, Carlos Sérgio Asinelli, também presente ao encontro.
"A redução de acidentes do trabalho no Paraná virá através de parcerias entre governos, Arranjos Produtivos Locais (APLs), empresários e trabalhadores. O Sesi e o Senai poderão contribuir muito para o desenvolvimento de um projeto em todo o Estado", considerou o secretário estadual Nelson Garcia.
Durante o encontro, a coordenadora da área de Saúde e Segurança do Ministério do Trabalho e Coesão Social da França, Jessy Pretto, enfatizou que no seu país os bons resultados do programa são fruto da participação de diversos atores no trabalho de prevenção. "Nessa questão de saúde ocupacional é importante que todos os parceiros estejam envolvidos. A prevenção permite analisar, diagnosticar e definir o que fazer para reduzir os índices de acidentes do trabalho", afirmou.
Visita
D’Jean e Jessy vieram a Curitiba a convite do Sistema Fiep para acompanhar a metodologia do PRAT. À tarde, ambos proferiram palestra sobre "Comunicação para Saúde e Segurança no Trabalho" na sede do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Paraná (Sindimetal), em Curitiba, para cerca de 100 profissionais da área de Saúde e Segurança de diversas empresas paranaenses.
Nesta quinta-feira (10), às 14h30, D’Jean e Jessy ministrarão palestra sobre "Diálogo Social" na sede do Sindicato das Indústrias da Madeira do Paraná (Sindimadeira), em Curitiba. Participarão do evento representantes do Sindicato, Federação dos Trabalhadores da Madeira, Delegacia Regional do Trabalho, Secretaria do Estado do Trabalho e o Sistema Fiep, através do Senai e do Sesi.


