Programa Primeiro Emprego vai capacitar jovens da zona rural

Jovens entre 16 e 24 anos de idade, de famílias assistidas pelo Programa Nacional de Reforma Agrária, terão a oportunidade de se especializar em atividades que possam criar novos mercados de trabalho. Os ministros do Trabalho e Emprego, Ricardo Berzoini, e do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, assinaram hoje protocolo de intenções que cria o Consórcio Rural, para atender inicialmente a cerca de mil jovens nos assentamentos mantidos pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). Participou também da solenidade o presidente do Incra, Holf Hackbart.

A solenidade, no auditório do MTE, marca a chegada dos Consórcios Sociais da Juventude, como extensão do Programa Primeiro Emprego, ao campo. Serão oferecidos cursos de técnicas agroecológicas de produção, agroindustrialização, comercialização, elaboração e gestão de projetos para cooperativas e associações. Também haverá oficinas de trabalho não agrícola, com aulas de artesanato, carpintaria e marcenaria, turismo, formação de agente de saúde comunitário, comunicação, divulgação e organização social.

O Consórcio Rural, que terá como inspiração a experiência dos Consórcios Sociais da Juventude no ABC Paulista, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza e Distrito Federal e entorno, será inicialmente realizado nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Goiás, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Alagoas, Sergipe Pará e Rondônia. Seis associações e a Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil serão parceiros do projeto como executores do Consórcio Rural.

Voltar ao topo