O Programa Paraná Alfabetizado realizou, nesta quinta-feira (22) um ato de comemoração ao aniversário de 100 anos de Sebastião Domingues de Oliveira, que é aluno do programa no município de Ampére (Sudoeste do Paraná). Seu Sebastião tornou-se recentemente um paranaense que sabe ler e escrever. A comemoração do aniversário dele marcou o lançamento das matrículas no programa, que começam nesta segunda-feira (26) nos 399 municípios paranaenses.

continua após a publicidade

Colegas de aula, professores e familiares participaram da festa, comemorando o centenário de seu Sebastião e o fato de ele agora ser alfabetizado. ?Eu digo para aqueles que estão pensando se vale a pena ir atrás de estudo, depois de já terem uma certa idade: vão atrás, aprender ajuda a gente a se comunicar. Isso é bom para nós e para quem convive com a gente, traz muita alegria?, garante seu Sebastião.

A esposa do seu Sebastião, dona Palmerinda de Oliveira também aprendeu a ler e a escrever através do Paraná Alfabetizado. Para ela, a vida é bem melhor depois de poder ir ao supermercado e saber a diferença entre os produtos, assim como somar os preços e comprar de acordo com o orçamento. ?Agora não preciso pedir para que me digam o que está escrito nas embalagens dos produtos?, afirma.

O coordenador do programa, professor Wagner Roberto do Amaral, disse que o desafio é acabar com o analfabetismo. ?Para isso é necessário o envolvimento de toda a sociedade. Todo aquele que conheça uma pessoa que não saiba ler e escrever tem o compromisso cidadão de convidá-la e encaminhá-la para uma instituição pública de ensino?, afirma. O contato para se matricular no Paraná Alfabetizado pode ser feito pelo 0800416200 ou na escola mais próxima. Outra forma de participar é candidatar-se para o trabalho de alfabetizador, o que também pode ser feito pelo telefone 0800416200 ou no Núcleo de Educação do município.

continua após a publicidade