Além de aguardar pelo atendimento em instalações mais adequadas, o local destinado à emergência será reestruturado com espaços definidos por gravidade alta, média e baixa. Os pacientes terão direito a acompanhantes, visitas, e privacidade no atendimento.
As salas de cirurgia, unidades de tratamento intensivo, enfermarias e leitos das emergências também serão melhoradas. O Qualisus prevê ainda a instalação de consultórios, laboratórios e bancos de sangue nas emergências.
O coordenador do Qualisus, Antônio Mendes, afirmou que atualmente o atendimento nas emergências é inadequado e confuso e o programa vai melhorar essa qualidade. “É preciso mudar essa concepção arcaica de atendimento que atualmente é usada nas emergências dos hospitais. Para melhorar esse atendimento não basta só dinheiro, é preciso mudar todo o processo de atendimento dos pacientes” explica o coordenador.
O Qualisus já começou a ser implantado em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Recife e Manaus, mas será ampliado para todo o país.
continua após a publicidade
continua após a publicidade