Programa Leite das Crianças chega a todos os municípios do Paraná

O governador Roberto Requião e o vice-governador e secretário da Agricultura e do Abastecimento, Orlando Pessuti, lançaram o programa Leite das Crianças em Curitiba e Araucária nesta quinta-feira. Com isso, o benefício atinge todos os municípios do Paraná. “É importante que todos tenham segurança de que os governantes cumprem os compromissos de campanha. Hoje, aqui em Curitiba, estamos fechando 100% do Paraná com programa Leite das Crianças. Vocês confiaram. Vocês apostaram na mudança. Vocês acreditaram nas nossas propostas e hoje estamos cumprindo integralmente mais um das promessas assumidas com vocês”, destacou o governador.

Estima-se que mais de quatro mil pessoas tenham participado do evento.
Agora, 158 mil crianças estão em condições de receber diariamente um litro de leite por dia. Dessas, 87 mil crianças já estão efetivamente recebendo o alimento. O restante deve se cadastrar junto ao comitê gestor do município, já que o trabalho de cadastramento continua, independente do fim do lançamento do programa. A meta do governo é que 200 mil crianças no Estado sejam cadastradas para receber o leite. Mais de um milhão de litros já foram distribuídos desde que o programa foi lançado, há um ano e dois meses, em 15 de maio de 2003, no município de Cândido de Abreu.

As duas primeiras crianças atendidas pelo programa estiveram no lançamento em Curitiba. A mãe Maria da Luz de Lucca, de uma aldeia indígena de Cândido Abreu recebeu flores do governador Roberto Requião. Pessuti também entregou flores para Isabel Carvalho, a primeira mãe de Cerro Azul, onde o programa foi implantado em sua fase piloto. Também participaram do lançamento as crianças símbolo do programa, Letícia Hess e Rodrigo Mendes, cujas fotografias estão estampadas no pacote de leite.

Em Araucária, a previsão é de que sejam cadastradas 1.200 crianças. E Curitiba, o último dos 399 municípios a receber o programa, poderá ter até 12 mil. Com o lançamento nos municípios de Araucária e de Curitiba, todos os 399 municípios já são atendidos pelo programa Leite das Crianças, que distribui um litro de leite por dia às crianças de 6 a 36 meses, de famílias carentes.

O leite deve ser consumido por crianças a partir de seis meses, mas a mãe que amamenta poderá ser incluída no programa brevemente. “É uma forma de aumentar a quantidade e qualidade do leite materno oferecido ao bebê”, disse o governador Requião. O leite distribuído é pasteurizado, envasado em saquinhos plásticos, os famosos “barriga mole”, e enriquecidos com vitaminas A e B e ferro.

Voltar ao topo