Programa do Governo se beneficia com o esporte paranaense

O Governo do Estado do Paraná, através da Paraná Esporte está organizando nas etapas finais dos Jogos Oficiais do Estado, estandes com os materiais esportivos produzidos por intermédio do Programa Pintando a Liberdade do Governo Federal. O Programa tem como principal objetivo ajudar na ressocialização e profissionalização dos detentos do sistema carcerário brasileiro com a utilização da mão-de-obra destes na produção de material esportivo.

É uma iniciativa que traz nova esperança e oportunidade para essas pessoas que cumprem pena nos presídios brasileiros. O novo ofício consiste na produção de bolas, bolsas, uniformes, bonés e agasalhos, confeccionados nas 62 fábricas do projeto até agora instaladas por todo o Brasil.
Segundo o coordenador do programa no Paraná, Roberto Garcia Neves, a situação sócio-econômica do país concorre para um elevado índice de desemprego e a crescente ociosidade da população traz conseqüências desastrosas para o crescimento da criminalidade, causando a superlotação das casas de detenção. “Por meio do Programa Pintando a Liberdade, nós criamos condições necessárias para a reabilitação desses detentos, mantendo a população carcerária ocupada, evitando assim situações constrangedoras como as rebeliões”, comenta.
Em todo o Brasil, 12,7 mil detentos participam do programa e no Paraná contempla aproximadamente 350 detentos nos diversos canteiros de trabalho, além do indulto de pena prevista pela Lei de Execução Penal, que dita que, a cada três dias trabalhados, se faz uma redução na pena. Eles também recebem remuneração para ajudar nas despesas familiares.
O material produzido é utilizado em projetos sociais do Governo Federal, como o Programa Segundo Tempo, também do Ministério do Esporte, que promove a inclusão social de estudantes dos ensinos fundamental e médio em áreas de risco social, por meio da prática esportiva em horário oposto ao turno escolar.
Com a parceria, é possível melhorar um outro problema, a carência de material esportivo nas escolas públicas. Além de atender aos programas do Ministério, a produção de material atende também outras ações do governo. Mil e setecentas bolas e vinte bandeiras oficiais do Brasil foram enviadas ao Haiti. O material é usado pela Força de Paz brasileira que está no país. Os soldados implementaram vários projetos sociais com crianças de rua, entre eles a prática de esportes.
“Tais medidas nos proporcionam alcançar o objetivo deste programa, ou seja, a ressocialização daqueles que por razões diversas cometeram algum tipo de infração, mas que como qualquer cidadão também necessitam de condições para sua reabilitação”, conclui Garcia Neves

Voltar ao topo