Programa de Cooperação em Inovação fecha mais redes temáticas

Os representantes da indústria e do comércio das empresas FIEP, FAEP e OCEPAR, e instituições de ensino superior participantes das redes temáticas formadas pelo Programa Paranaense de Cooperação em Inovação (PPCI), através da secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, estiveram reunidos nesta quarta-feira, para expor as ações que estão sendo desenvolvidas pelo programa.

A cooperação tem como objetivo formar parcerias entre instituições e empresas que desenvolvem projetos semelhantes na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, de interesse estratégico para o Estado. Além disso, visa a atuação integrada dos agentes de fomento nacionais e internacionais e aos fundos setoriais, órgãos e programas do governo federal. As universidades também participam do processo.

Durante a reunião de hoje foram expostas as redes temáticas e as instituições pivôs de cada uma das que já estão em andamento. São elas: Propriedade intelectual, Biodiesel, Hidrogênio e Células Combustíveis, Bioequivalência e Medicamentos: rede de laboratórios, Prospecção para o agronegócio, Alimentos Funcionais e Nutracêuticos, Produtos Eletro-eletrônicos e de Informática para a Saúde no Paraná, Jogos de Entretenimento Educacional, Inteligência Artificial, Inovação em Normas para Certificação de Processos e Produtos, Rede de Informações Tecnológicas e Recursos Hídricos para o Meio Ambiente.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldair Rizzi, afirma que as redes permitirão a otimização dos recursos para equipamentos e também maior integração dos pesquisadores com as atividades da indústria e agricultura. Nas primeiras reuniões foram apresentadas os projetos de cada instituição e empresas, identificando-os aonde poderiam estar se integrando. A cada reunião são identificados novos envolvidos e também novas redes.

Voltar ao topo