Programa de Controle da Poluição do Ar comemora 20 anos

O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve) completa esse ano 20 anos de criação, comemorando importantes conquistas. Instituído em 1986 através de resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), o Proconve teve o objetivo de reduzir a emissão de poluentes dos veículos automotores. Hoje, os veículos brasileiros têm os equipamentos capazes de assegurar o cumprimento das metas do programa e conseguiram reduzir em 98% a emissão de monóxido de carbono (CO).

Antes do Proconve, um veículo brasileiro emitia, em média, 54 gramas de CO por quilômetro percorrido. Hoje, a emissão fica em torno de 0,3 gramas. Para acompanhar o avanço tecnológico da indústria automobilística brasileira, o Brasil reavaliou a qualidade de seu combustível. Foi o primeiro país a banir o chumbo da gasolina, propondo-se a reduzir gradativamente o teor de enxofre existente na gasolina e no diesel.

Na programação marcada para a próxima semana, de 10 a 14 de julho, haverá uma exposição técnica na sede do Ibama, em Brasília, em que a indústria nacional mostrará as tecnologias de controle de emissão veicular e a melhoria na qualidade dos combustíveis que o Proconve trouxe para o Brasil.

Haverá também postos de inspeção educativa das emissões de veículos, onde serão realizadas medições voluntárias e gratuitas de escapamento em veículos. O objetivo será demonstrar aos proprietários as vantagens da correta manutenção preventiva, incluindo economia de dinheiro e melhor qualidade do ar.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.