Programa da Funarte envia 50 mil livros especializados para bibliotecas

O Programa Nacional de Doação de Edições vai distribuir para mil bibliotecas de 800 municípios do país 50 mil livros especializados em teatro, cinema, artes visuais, dança, circo, fotografia e música. A distribuição ocorre durante o mês de junho e faz parte das comemorações dos 30 anos da Fundação Nacional de Arte (Funarte), ligada ao Ministério da Cultura.

Para o diretor do centro de artes integrado da Funarte, Vitor Ortiz, as doações serão importantes porque as bibliotecas normalmente não possuem publicações especializadas. "É uma oportunidade inédita e histórica de garantir o acesso a um conhecimento um pouco mais especializado que obviamente interessa aos artistas que estão se formando em todos o país", afirmou Ortiz.

Entre as cidades atendidas pelo Programa Nacional de Doação das Edições Funarte estão aquelas que possuem sítios históricos tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, as capitais e cidades-sede das universidades federais.

Em Minas Gerais, a Funarte distribuiu mais de 4 mil livros. A bibliotecária Reni Thiago Pinheiro, da Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte, achou os livros interessantes e informativos. Entre os que mais chamaram a atenção dela está uma publicação sobre a história da fotografia.

"É uma riqueza muito grande. Eu dei uma olhada rapidamente e logo percebi que os livros falam sobre a história da arte e os acontecimentos no Brasil. Então, são informações que não são encontradas em livros didáticos e nem enciclopédias", disse Pinheiro.

Voltar ao topo