Programa ajuda professores do ensino fundamental a concluir formação

Brasília – Seis mil professores da 1ª à 4ª séries do ensino fundamental que ainda não concluíram o ensino médio têm oportunidade de terminar os estudos e, ao mesmo tempo, receber formação para o magistério.

O Programa de Formação de Professores em Exercício (Proformação), do Ministério da Educação (MEC), está presente em 300 municípios de 12 estados e já atendeu 30 mil pessoas desde 1999.

A troca de experiências entre 150 participantes do programa é um dos objetivos da reunião que começou hoje (29) em Brasília. Até quarta-feira (31), o Encontro Internacional dos Professores Formadores do Proformação reúne representantes dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Rondônia, Roraima e Sergipe.

Além dos representantes dos estados onde o programa é desenvolvido, estão presentes professores brasileiros que atuam no Timor Leste e em São Tomé e Príncipe. Por meio de cooperação técnica, o MEC está ajudando na formação de professores desses países.

Na abertura do encontro, o ministro da Educação, Fernando Haddad, disse que a formação dos professores por meio do programa é uma forma de ajudar a melhorar a qualidade do ensino fundamental.

"Esses programas têm um impacto direto na sala de aula, porque estamos trabalhando com professores em exercício. Então são professores que já são contratados pelos sistemas municipais e estaduais, estão em exercício e precisam de um apoio técnico do Ministério da Educação para continuar a sua formação".

Voltar ao topo