Professores universitários decidem greve na próxima semana

Os ministérios da Educação e do Planejamento apresentaram hoje uma terceira proposta aos representantes dos professores universitários, que ameaçam entrar em greve a partir de quinta-feira (5/8). ?Esperamos que haja uma correspondência a esta postura de negociações que o governo teve e que os professores aceitem a proposta?, afirma o ministro da Educação, Tarso Genro. Os professores devem dar uma resposta até a próxima quarta-feira (4/8), um dia antes do indicado para começar a greve.

Na semana passada, o governo havia apresentado proposta extinguindo a gratificação por produtividade (GED) e oferecendo reajustes que variavam de 6% até 17% para professores da ativa e até 36% para aposentados. Agora, volta atrás e mantém a gratificação, mas sem a
pontuação por produtividade. Além disso, dessa vez, os reajustes variam de 15,15% a 19,95% para a ativa e de 12,52% até 17,14% para aposentados. ?Temos que falar com os professores com responsabilidade, com que o governo pode pagar, pode cumprir?, diz o ministro.

Para conceder o aumento, o governo terá de gastar R$ 370 milhões para pagamento desse ano e mais R$ 538 milhões em 2005. ?É necessário que a população saiba que o governo está cedendo, estamos colocando muito dinheiro na proposta?, argumenta Tarso Genro.

O ministro também convida os professores para discutir a Reforma Universitária e garante ainda que a intenção é que os investimentos na educação superior sejam maiores. ?E ela (educação superior) já tem um financiamento maior para o ano que vem?, completa.

Voltar ao topo