Professores universitários ameaçam entrar em greve esta semana

Brasília – Os professores universitários devem dar até quarta-feira (4) uma resposta sobre a terceira proposta apresentada pelos ministérios da Educação e do Planejamento. Os professores ameaçam entrar em greve na quinta-feira (5). ?Esperamos que haja uma correspondência a esta postura de negociações que o governo teve e que os professores aceitem a proposta?, afirmou o ministro da Educação, Tarso Genro.

A última proposta apresentada pelo governo mantém a gratificação por produtividade (GED) e oferece reajustes que variavam de 15,15% a 19,95% para a ativa e de 12,52% até 17,14% para aposentados. ?Temos que falar com os professores com responsabilidade, com que o governo pode pagar, pode cumprir?, disse o ministro.

Para conceder o aumento, o governo terá de gastar R$ 370 milhões neste ano e mais R$ 538 milhões em 2005. ?É necessário que a população saiba que o governo está cedendo, estamos colocando muito dinheiro na proposta?, argumentou Tarso Genro.

O ministro também convidou os professores para discutir a reforma universitária e garantiu que a intenção é que os investimentos na educação superior sejam maiores. ?E ela (educação superior) já tem um financiamento maior para o ano que vem?, completou.

Voltar ao topo