Professores são agredidos por PMs em protesto em Cotia

Professores e alunos da rede municipal de Cotia (Grande São Paulo) foram agredidos hoje por policiais militares durante um protesto em frente ao prédio da prefeitura do município. Os manifestantes haviam se reunido no local para exigir uma audiência com o prefeito Joaquim Horácio Pedroso Neto (PSDB) e apresentar uma pauta de reivindicações que vão de reajuste salarial a uma verificação na aplicação dos recursos federais no ensino fundamental.

Os professores estão em greve desde terça-feira. Segundo a professora Maria Antonia Alencar da Souza, conselheira regional da Apeoesp (sindicato dos professores estaduais de São Paulo), havia cerca de 300 pessoas – incluindo mães de alunos e estudantes – quando os policiais chegaram.

“Um PM disse que era para a gente afastar uma barraca que tínhamos armado em frente à prefeitura. Afastamos, mas logo depois chegou um capitão, Wagner, e começou a bater nas pessoas, mandando os policiais para cima de todo mundo.” Ela afirmou ter levado um chute no estômago.

A diretora da Escola Municipal Jardim Panorama, em Cotia, Soraya Bonini Paludo, também foi agredida e jogada no chão. Segundo ela, o professor Alexandre Eije Onodera teria quebrado um braço e o estudante Alexandre Carlos de Moraes, quebrado uma costela durante a ação dos policiais. Soraya esteve hoje na Corregedoria da Polícia Militar de São Paulo para registrar o episódio.

O Estado tentou ouvir o prefeito de Cotia, mas às 17h30 ele já não estava mais no gabinete. O capitão Wagner também não foi encontrado.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.