Brasília – Depois de 42 dias de greve, os professores de 59 instituições federais de ensino superior e 35 universidades esperam que o Ministério da Educação apresente uma proposta que contemple as reivindicações da categoria na nova rodada de negociações, prevista para o próximo dia 19.

continua após a publicidade

De acordo com o vice-presidente do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes), Paulo Rizzo, a categoria reivindica 18% de reajuste salarial neste ano e incorporação das gratificações, além de abertura de concurso e contratação de professores.

"Nós tivemos uma reunião com os representantes do Ministério da Educação no dia 7 de outubro e agora os professores estão fazendo assembléias, de hoje até terça-feira, dia 19, para analisar a proposta do governo e o que proporemos como alternativa a ela" explicou Rizzo. Segundo ele, a paralisação mobiliza 50% dos professores, o que representa cerca de 40 mil profissionais de braços cruzados.

Para o vice-presidente da Andes, o governo fez uma proposta que ainda é insuficiente e que não atende ao conjunto dos professores. "Essa proposta ainda dá um tratamento diferenciado aos professores das universidades federais", disse.

continua após a publicidade

Rizzo destacou que um dos problemas que os professores universitários enfrentam é de ter sua remuneração composta por salário e gratificações. Para ele, uma das reivindicações da categoria é a equiparação de algumas gratificações "para que haja paridade entre funcionários da ativa e aposentados e nisso o governo vem resistindo".

Por outro lado, salienta Rizzo, o governo oferece aumento de 50% dos incentivos por titulação. Esses incentivos beneficiam os profissionais com mestrado, doutorado e especialização, com impacto no orçamento do MEC de aproximadamente R$ 400 milhões. "Essa é uma coisa que nós não reivindicamos e que não atende aos interesses da categoria", sustenta. Segundo ele, a expectativa da categoria é de que haja negociação efetiva na próxima semana "para que a greve possa se encerrar com o atendimento das reivindicações".

continua após a publicidade

De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Educação na semana passada, atualmente, com o reajuste de titulação, a recomposição média dos salários deverá ser de 9,47%. O sub-secretário de Assuntos Administrativos, Sílvio Petrus, deverá se pronunciar no final da tarde de hoje sobre o andamento das negociações com os professores em greve.