Brasília – O secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Ronaldo Teixeira, recebe nesta tarde a diretoria do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) para discutir as reivindicações dos professores das universidades federais, que estão em greve.

continua após a publicidade

Representantes da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra) também estão no Ministério da Educação para discutir reivindicações salariais e plano de carreira. Em todo o país, estão em greve 38 universidades federais, além de trabalhadores de 42 instituições filiadas à Fasubra, segundo informaram líderes do movimento.

A Andes rejeitou proposta do governo, feita na semana passada, de conceder aumento na gratificação de produtividade. A decisão foi tomada com base nas assembléias gerais que as instituições realizaram nesta semana. Os professores defendem isonomia salarial para os docentes que lecionam no primeiro, segundo e terceiro graus, assim como paridade salarial para aposentados em relação aos que estão na ativa.

Diretores da Andes estiveram hoje no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão para marcar audiência. Eles querem discutir a política salarial para 2006, em face do Orçamento, e também o plano de cargos e salários da categoria.

continua após a publicidade