Professor: reforma previdenciária dará economia de R$ 46 bi

O governo federal deverá economizar cerca de 46 bilhões de reais para a União, em 30 anos, se a reforma da Previdência for aprovada.
Segundo o professor de Finanças Públicas da Universidade de Brasília (Unb), José Matias, o governo brasileiro demorou muito para apresentar uma proposta de reforma previdenciária. ?Fazer a organização das finanças públicas é essencial neste momento da história brasileira. E as reformas, tanto a previdenciária quanto a tributária, vão ajudar a encontrar saídas para a crise orçamentária?, disse Matias, em entrevista hoje ao Canal NBR (TV a cabo da Radiobrás).

José Matias reiterou que fazer a organização das contas públicas é algo adequado e urgente e que toda a sociedade deve se envolver nesse processo. ?Apresentar as reformas foi apenas um primeiro passo do governo federal. Agora, para aprová-las, será necessário o empenho de todo o Congresso Nacional e de toda a sociedade?, acrescentou o professor.

José Matias é autor do livro ?Finanças Públicas ? A Política Orçamentária no Brasil?, lançado em 1999. O livro trata do ajuste das finanças públicas no Brasil e traz um capítulo especial sobre a Previdência.

Voltar ao topo