Professor pede discussão sobre novas formas de aprendizado

O professor norte-americano Seymour Papert, criador do construcionismo, teoria que prega a possibilidade de o aluno construir seu próprio aprendizado, pediu hoje, em videoconferência dos Estados Unidos, para os participantes do Instituto de Inverno, que acontece em Curitiba, para se envolverem na discussão de novos modelos de aprendizagem.

?Há uma revolução no aprendizado no mundo todo?, disse. ?É preciso envolver as pessoas, porque podemos e vamos mudar o mundo.? Papert é um dos mais apaixonados defensores de que o aprendizado não deve ficar restrito a currículos escolares divididos segundo a idade, séries e períodos. ?O tempo da escola tem uma divisão específica, sem qualquer correspondente em nenhum lugar?, disse Papert. ?Isso é ridículo.? Ele exemplificou que uma criança da 3ª série pode estar construindo um carrinho de brinquedo, que precisa subir uma rampa por fricção. Mas a fricção somente lhe será ensinada, pelo currículo  na 8ª série. ?A criança precisa de conhecimento aqui e agora?  acentuou. ?É aí que ela aprende.?

Para Papert, o computador é uma das principais ferramentas a serviço das crianças, que podem aprender brincando e fazendo. ?A realidade não se ajusta ao desejo?, disse o professor. ?Se o brinquedo não deu certo, a criança tem que saber como consertar?, acrescentou. ?Fazer funcionar é o desafio.? Segundo Papert, a criança precisa ter os meios para reter o conhecimento e adquirir outros pela internet ou outras formas de conhecimento virtual. Aprender brincando é importante, pois, de acordo com o professor, às vezes ?é na distração que vem uma resposta que a pessoa estava esperando?.

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