Professor lança dicionário sociolinguístico do Paraná

O primeiro Dicionário Sociolingüístico do Paraná será lançado nesta terça-feira (17), às 19 horas, no hall da Secretaria de Estado da Cultura, em Curitiba. Com nove mil verbetes e sub-verbetes, o livro, de autoria do professor Francisco Filipak, foi editado e impresso pela Imprensa Oficial do Estado, dentro da Coleção Brasil Diferente.
Na apresentação da obra, o professor de Lingüística da Universidade Federal do Paraná, José Luiz Mercer, afirma que “com esse livro, o professor Filipak presta inestimável serviço à cultura brasileira e, em particular, à paranaense”. O Dicionário é resultado de mais de 30 anos de trabalho do professor, que é autor também dos livros “Teoria da Metáfora”, “Fundamentos da Linguagem Figurada” e do instigante “Curitiba e suas variantes toponímicas ? Coré, Curé e Curiy”, um ensaio histórico lingüístico sobre a origem do nome da capital do Paraná.
Sua nova obra reúne mais de cinco mil termos e acepções que ainda não constam dos dicionários brasileiros, de uso no Paraná e, em muitos casos, de outras regiões. São formas e significados colhidos no meio rural e urbano pelo autor, com ajuda de estudantes de Letras das universidades do Estado. Além das pesquisas de campo e de gabinete, o professor consultou mais de 200 autores experts no assunto.

Voltar ao topo