Produção industrial em novembro caiu 0,4%, segundo IBGE

A produção industrial caiu 0,4% em novembro ante outubro na série livre de influências sazonais, segundo divulgou há pouco o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado de janeiro a novembro, a produção teve alta de 8,3% e em 12 meses, até novembro, de 8,1%.

A variação em novembro ficou dentro das estimativas dos analistas ouvidos pela AE (de -0,5% a +0,5%).Na comparação com novembro de 2003, a produção cresceu 8,1%, na décima quinta expansão consecutiva. O crescimento anual superou as previsões, que iam de 4,5% a 7,3%.

O IBGE também divulgou a revisão do dado da produção de outubro ante setembro, de -0,4% para estabilidade. Segundo o chefe de coordenação da indústria do IBGE, Silvio Sales, os índices de novembro confirmam o quadro de acomodação no ritmo da produção na passagem do terceiro para o quarto trimestre, após seis meses de crescimento contínuo.

Segundo Sales, o processo de acomodação está sendo liderado pelos bens de consumo duráveis e bens de capital, mas ainda não é observado no segmento de bens de consumo semi e não-duráveis, que mantém trajetória de discreta recuperação.

Voltar ao topo