Produção industrial do Paraná cresceu 2,9% até agosto

A produção industrial do Paraná cresceu 2,9% no período de janeiro a agosto deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo IBGE. O índice foi o melhor da região Sul. A média nacional no período ficou em -0,5%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Paraná alcançou um crescimento de 4,7%.

O levantamento aponta também que, em agosto, a produção das indústrias paranaenses cresceu 0,2%, enquanto a média brasileira ficou com uma taxa negativa de 1,8%. Além do Paraná, só alcançaram índices positivos no mês os Estados do Espírito Santo (11,6%), Pernambuco (6,7%), São Paulo (1%) e Minas Gerais (0,1%).

A pesquisa industrial mensal contempla, em nível nacional, 20 ramos industriais. No caso do Paraná, o crescimento registrado em agosto ficou abaixo do obtido em julho (5,1%). A perda de dinamismo foi puxada principalmente pelo setor de vestuário e calçados, que passou de um crescimento de 24,2% em julho para uma queda de 8,4% em agosto.

O índice de 0,2% no mês refletiu os resultados positivos alcançados por oito setores e foi sustentado, sobretudo, pelo desempenho dos segmentos de material de transporte (51%), mecânica (21,8%) e alimentos (3,7%). Pressionando negativamente a taxa global, figuraram a química (-9%) e a indústria de minerais não metálicos (-16,9%).

No acumulado de janeiro a agosto, 11 gêneros investigados apresentaram crescimento e a principal influência continuou vindo da indústria mecânica (17,9%), confirmando mais uma vez a articulação do Paraná com os investimentos relacionados à agroindústria. Papel e papelão (-4,9%) e produtos de matérias plásticas (-18%) responderam pelas contribuições negativas mais significativas.

Voltar ao topo