Produção industrial acumula, em maio, 3º resultado positivo no ano

A produção industrial brasileira cresceu em maio 2,2%, em relação a abril, acumulando o terceiro resultado positivo consecutivo no ano. Em relação a maio de 2003 o crescimento foi de 7,8%, mantendo também uma seqüência de nove meses de taxas positivas nesta comparação.

De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal divulagda hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o comportamento da atividade industrial em maio acentua o resultado positivo registrado desde janeiro, que passa de 6,1%, em abril, para 6,5%, em maio. O acumulado nos últimos doze meses, de 2,8%, sinaliza aceleração frente ao resulatdo de abril (2%).

Para o IBGE, os resultados de maio reforçam os sinais de recuperação da produção industrial, mostrando ainda que há tendência de melhora da produção voltada para o mercado interno. Em realção a abril, 18 das 23 atividades pesquisadas aumentaram o rítmo de produção em maio.

Os detaques foram para veículos automotores, alimentos, máquinas e equipamentos e material eletrônico de comunicações. Entre os setores voltados para o mercado interno o destaque é para o crescimento de calçados e couro, farmacêutica, textil, materiais não-metálicos e vestuário.

Voltar ao topo