Produção de grãos do Paraná da safra 2006/07 será 30% maior que a anterior

A produção de grãos da safra 2006/2007 do Paraná deverá atingir novo recorde. A reavaliação da safra de verão e inverno feita pelo Departamento de Economia Rural, da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, aponta para uma produção quase 30% maior que a do ano passado, devendo atingir 30,31 milhões de toneladas de grãos. No ano passado, a produção total foi de 23,5 toneladas de grãos.

O aumento no volume de produção deve-se à ampliação de 36,8% na área plantada com milho safrinha, que foi decisivo para o Paraná recuperar perdas ocorridas nos últimos anos em decorrência de problemas climáticos. Também a soja indica recuperação na produção, podendo superar o recorde de produção alcançado na safra 2002/2003, que foi a maior que o Paraná já colheu, quando a produção de grãos foi de 30,37 milhões de toneladas.

Para o secretário da Agricultura, Valter Bianchini, as boas perspectivas para essa safra como o aumento de produção e os bons preços na comercialização da soja e milho, que são os líderes na produção do Paraná, apontam para o aumento de renda no campo e retomada do desenvolvimento no meio rural.

O secretário lembra que os produtores vinham prorrogando as dívidas por causa das perdas de safra e baixos preços dos grãos. ?As boas perspectivas, agora, sinalizam para uma recuperação?, disse Bianchini. ?Certamente, com a consolidação da safra teremos mais renda e empregos em toda a cadeia produtiva, com bons reflexos no comércio local dos 399 municípios paranaenses?, afirmou.

Voltar ao topo