A geração de energia elétrica no País em janeiro atingiu 49.176 megawatts (MW) médios, com expansão de 3,1% sobre janeiro de 2006, segundo dados preliminares do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

continua após a publicidade

Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, que concentram cerca de 60% do consumo do País, a variação ficou bem abaixo da média nacional, com variação de 1,8%, com a geração de 29.952 MW médios. O ONS atribuiu o movimento mais fraco no Sudeste ao grande volume de chuvas no mês passado, já que dos 31 dias do mês, houve chuvas em 20 dias na região, conforme destacou o ONS.

No acumulado em 12 meses até janeiro, a variação atingiu 3,6%, ainda segundo o ONS, que administra a produção de energia elétrica no País, autorizando o funcionamento de todas as usinas do Sistema Interligado Nacional (SIN).

Ao contrário dos meses anteriores, em que o crescimento era liderado pela Região Norte, a maior expansão no mês passado foi no Nordeste, com variação de 7,5%, acumulando 7.451 MW médios. O ONS atribuiu o forte crescimento no Nordeste ao aumento de renda registrada na região, "decorrente dos programas sociais do governo".

continua após a publicidade

Os setores que mais demandaram energia no Nordeste foram os serviços voltados para atividades turísticas, bem como o incremento nas atividades econômicas voltadas para atender ao mercado interno.

No Norte, onde a maior parcela da produção de energia vai para o setor industrial, especialmente os grandes produtores de alumínio destinados à exportação, a geração registrada no mês passado registrou variação de 5,6%, com a média de 3.423 MW médios.

continua após a publicidade

Na Região Sul, onde o volume de chuvas em janeiro foi "normal", ou seja, seguiu os mesmos padrões de anos anteriores, o crescimento foi de 2,9%, atingindo 8.350 MW médios.