Produção das indústrias do Paraná continua crescendo, diz IBGE

O Paraná prosseguiu, em maio, assinalando taxas positivas nos principais indicadores de produção industrial, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira pelo IBGE. Em relação ao mesmo mês de 2003, o crescimento foi de 2,4%. No acumulado do ano, o aumento foi de 6,4% e nos últimos 12 meses, de 6,3%.

O resultado de maio é atribuído a nove segmentos industriais. Os destaques ficaram com os setores de veículos automotores (21,2%) e edição e impressão (66,4%) que, mesmo não sendo os de maior peso no conjunto da indústria do Estado, responderam pelos principais impactos positivos na composição da taxa global.

Por outro lado, entre as atividades que pressionaram negativamente a indústria geral e ostentam o maior peso no complexo industrial paranaense, mereceram destaque as atividades de refino de petróleo e produção de álcool (-39,9%) e alimentos (-6,3%).

No que se refere à produção acumulada no ano, três segmentos tiveram destaque: veículos automotores (24,3%), madeira (23,4%), edição e impressão (25,6%) e alimentos (5,3%). Por outro lado, refino de petróleo e produção de álcool (-11,3) responderam pela principal pressão negativa na formação da taxa total.

Voltar ao topo